A arquitectura e o mundo rural


Recebemos a seguinte mensagem do arq. Pedro Santiago, no sentido de criar mais uma “ligação”. Versa o tema do “Mundo Rural” parece-nos extremamente pertinente e por isso aqui fica a transcrição da mesma e a respectiva “ligação”.
“Aqui vai mais um link para o blog. É sobre uma organização que se chama Rural Studio e que faz arquitectura para comunidades muito precárias com estudantes de arquitectura, com meios e mão de obra local. Parece-me interessante uma vez que está integrado num curso de arquitectura. A missão do Rural Studio é permitir a cada estudante participador, cruzar o ponto inicial de opiniões mal concebidas para criar /projectar e construir e para permitir que os estudantes ponham seus valores educacionais a trabalhar como cidadãos de uma comunidade. O Rural Studio procura soluções para as necessidades da comunidade dentro do seu próprio contexto, não fora dele. As ideias abstratas baseadas no conhecimento e no estudo são transformadas em soluções trabalháveis e construíveis forjadas pelo contacto humano real, realização pessoal, e uma apreciação pela cultura local.”
Muito obrigado Caro Pedro. Isto faz-nos lembrar a experiência de Boassas, com os alunos de arquitectura da Fernando Pessoa, mas que, infelizmente, não teve o desenvolviemnto merecido…
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail