AULA ABERTA | CARTUXAS REVISITADAS, NO ENCALÇO DE LE CORBUSIER  | PROF. ARQ.ª MARTA SEQUEIRA | 12MAR | 16:00

AULA ABERTA | CARTUXAS REVISITADAS, NO ENCALÇO DE LE CORBUSIER | PROF. ARQ.ª MARTA SEQUEIRA | 12MAR | 16:00

painel_CARTUXAS

Resumo
Le Corbusier sugere, em quatro escritos distintos, a influência de um mosteiro na concepção do seu projecto de habitação colectiva Immeuble-villas, de 1922. Refere-se a uma cartuxa em Galluzzo, nos arredores da cidade de Florença, chamada Cartuxa do Vale de Ema: um mosteiro que havia sido fundado em 1342 por Niccolò Acciaioli e que Le Corbusier visita durante as suas viagens iniciáticas pelo mundo da arquitectura e das artes decorativas – em 1907 e 1911. Vários são os autores que referem esta analogia, repetindo as palavras do arquitecto. No entanto, os documentos constantes nos Arquivos da Fundação Le Corbusier permitem verificar que o conhecimento de Le Corbusier sobre a Ordem Cartusiana não se baseia apenas na experiência de um mosteiro em particular. Se, ao deslocar-se em busca a tumba do cardeal Angelo Acciaiuoli, o jovem Charles-Edouard Jeanneret se depara com a Cartuxa de Florença, ao enamorar-se por este mosteiro, descobriu a tipologia da Ordem dos Cartuxos. Nesta conferência propõe-se então precisamente uma expedição pelas «cartuxas de Le Corbusier», ou seja, uma incursão pelo étimo da habitação colectiva moderna.

Marta Sequeira nasceu em Lisboa em 1977. É Arquitecta pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (2001), tem o Diploma de Estudos Avançados em Projectos Arquitectónicos (2005) e é Doutorada em Projectos Arquitectónicos pela Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona da Universidade Politécnica da Catalunha (2008). Ganhou, com a sua tese de doutoramento, o concurso Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas 2009, da Fundação Ciência e Tecnologia, e o ICAR-CORA Prize for the best doctoral Thesis, atribuido pelo International Council for Research in Architecture. Encontra-se neste momento a realizar a sua investigação de pós-doutoramento, com o título Le Corbusier e o projecto immeuble-villas. Etimos de uma habitação moderna, orientada por Jean-Louis Cohen (New York University) e Jorge Spencer (Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa), e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

É Professora Auxiliar da Universidade de Évora (desde 2008), onde leccionou as unidades curriculares de Projecto I, II, V e VI do Mestrado Integrado em Arquitectura e Metodologias de Investigação I e Laboratório de Arquitectura I e II do Doutoramento em Arquitectura. Foi professora convidada em estudos pós-graduados e de terceiro ciclo em Portugal e Espanha. Foi Directora do Departamento de Arquitectura desta universidade (2011-2012) e Adjunta do Director do seu curso de Doutoramento em Arquitectura (2011-2013).

Foi Investigadora residente na Fundação Le Corbusier em Paris (2006 e 2014), Investigadora no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (2007), na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (2008), e é Investigadora no Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (desde 2008) e no Centro de Investigação em Arquitectura Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa (desde 2014). Tem experiência consolidada na orientação e co-orientação de teses mestrado e doutoramento. Os seus principais interesses no domínio de investigação são a arquitectura moderna, em geral, e os estudos corbusianos, em particular.

Tem sido oradora convidada, destacando-se as palestras públicas proferidas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo (2014), Escuela Técnica Superior de la Universidad de Girona (2013 e 2014), Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid (2013), Universidad Politécnica de Valencia (2013), Techniche Universitat Darmstadt (2012), Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Granada (2007 e 2011), Southern Polytechnic State University of Atlanta (2009), University of Brighton (2008), Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona (2008). É autora de vários textos publicados em Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, Brasil e Estados Unidos da América. Destaca-se a publicação de Para um espaço Público. Le Corbusier e a tradição greco-latina na cidade moderna, pela Fundação Calouste Gulbenkian, cuja edição em espanhol, italiano e inglês está actualmente em preparação.

Foi correspondente em Portugal de DC papers (2011-2012), e é actualmente membro do conselho editorial do Journal of Architecture and Urbanism (desde 2014) e membro da equipa de revisão paritária do International Journal of Architectural Heritage (desde 2014).

Créditos da imagem do painel: Petit, Ministère de la Culture de France – Médiathèque de l’architecture et du patrimoine – diffusion, RMN, Ref. AP08L01426

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail